Seguidores

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um desconhecido herói entre os povos

Não conhecido pelos brasileiros, mas respeitado por muitos mundo afora. Luiz Martins de Souza Dantas era um humano pleno que enfrentou quase insuperáveis dificuldades para salvar do sofrimento e da morte centenas de vítimas do nazismo, não apenas judeus, mas também homossexuais, socialistas, comunistas...




O embaixador Souza Dantas era o chefe de nossa representação diplomática na França durante a 2ª Grande Guerra e a ocupação daquele território pelos alemães. Enfrentando nazistas e governo brasileiro, concedeu centenas, possivelmente milhares, de vistos diplomáticos para a saída da Europa dos refugiados. A maior parte desses vistos era irregular, uma vez que a ditadura Vargas havia proibido a sua concessão para judeus e outros grupos não aceitáveis para o projeto de país de então.



Souza Dantas entre Vargas e o ministro das Rel. Exteriores Oswaldo de Sousa Aranha (descendente da Viscondessa de Campinas)

Enfrentar o governo brasileiro fez com que o embaixador sofresse consequências que só não foram maiores pela alteração da posição brasileira frente ao conflito bélico, afastando-se do Eixo em diração aos EUA. Souza Dantas não poderia mais ser punido, mas poderia ser esquecido. Foi o que ocorreu!

Iluminar a história de Souza Dantas traria luz, também, sobre o tempo de intolerância e obscurantismo que o Brasil então vivia e, vitimado pelo Golpe Militar, voltaria a viver após 64. O embaixador não era, de fato, um bom exemplo de disciplina e obediência.

Em 2012 completa-se 136 anos do seu nascimento (17.02.1876). Esse aniversário merece ser comemorado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário